Seja bem vindo a Online Farma!

Em primeiro lugar você deve estar se perguntando , como funciona o teste para a covid-19 caso tenha sintomas?. A resposta para essa pergunta estará no decorrer deste artigo.

Sobretudo, o controle da covid-19 em qualquer país depende da capacidade de testagem na população. Segundo o Ministério da Saúde até meados de setembro do ano passado mais de 15 milhões de kits de testagem haviam sido enviados aos estados, 7 milhões de RT-PCR e 8 milhões de testes rápidos.

Foram contabilizados pelo Ministério da Saúde em setembro o seguinte número de testes realizados: mais de 6,4 milhões de exames de RT-PCR – 3,75 milhões na rede pública e 2,67 milhões nos laboratórios privados.

Quais são os testes para Covid e como funcionam?

É necessário conhecer como esta ocorrendo a disseminação para tentar conte-la e combatê-la através de estratégias. Por isso existe o ao Centro de Diagnóstico Emergencial (CDE), instalado em Alphaville, em São Paulo , que é uma parceria da Dasa com o Ministério da Saúde , que rendeu a doação, por parte do laboratório, do processamento de exames para o diagnóstico de infecção pelo novo coronavírus.  

Os testes contribuem tanto para identificar o vírus, conter a disseminação, para estudos , isolar e tratar os pacientes, cada teste tem um momento ideal para ser realizado e um grau de sensibilidade.

Tipos de Testes

RT-PCR : É um dos padrões mais utilizados para  diagnosticar a Covid-19, constata a presença do material genético do Sars-Cov-2 na amostra do exame do paciente. Este exame deve ser realizado preferencialmente na primeira semana dos sintomas não ultrapassando o 12º dia, este é o período ideal para detectar RNA do SARS-CoV-2  pois a carga viral estará mais alta.

Como funciona: É realizado através da secreção respiratória, é colhido através do swab, um instrumento parecido com um cotonete. O swab é inserido no nariz e na garganta para colher o material.

Se for realizado no prazo correto de tempo o exame tem um alto grau de eficácia, acima de 90%, portanto é muito difícil resultar em falso positivo. Os resultados saem por volta de 2 dias.

Onde fazer?: Geralmente depois do oitavo dia do aparecimento dos sintomas os planos de saúde cobrem com pedido médico, também são feitos nos atendimentos hospitalares, públicos ou privados e nos laboratórios privados.

POCT-PCR : Significa point of care test para PCR, este exame também é realizado com o Swab através da secreção nazal e da garganta, e nele também pode ser encontrado o material genético do vírus, este exame pode ser feito diretamente nos laboratórios hospitalares, e sua vantagem é que os resultados saem com maior agilidade, ficando prontos em questão de minutos.

Sequenciamento Genético, Sanger: Este teste é exclusivo dos laboratórios da rede DASA, ele mostra a mesma precisão do RT-PCR, porém utiliza um processo de sequenciamento e não precisa de reagentes para extrair o RNA do Sars-Cov-2, o que facilita a possível ampliação de testagem.

CRISPR : A coleta é feita da mesma forma que o RT-PCR, esta disponível apenas na DASA, o teste é um processo de edição gênica e consegue encontrar mais rapidamente o RNA do vírus , por cerca de 1 hora o resultado pode sair.

Testes Imunológicos

Sorologia: Através deste teste é detectado a resposta do nosso organismo à infecção, detecta a presença de anticorpos mas não o vírus em si, ou seja pode identificar quem já teve a doença. Após esse exame é necessário ser coletada amostra de sangue após 7 ou 10 dias dos sintomas.

Nos casos de transmissão, os testes sorológicos não são capazes de informar se a pessoa pode ou não transmitir o vírus, inclusive os mesmos podem continuar dando positivo mesmo após a pessoa ter se recuperado da doença, por isso na verdade seu maior propósito é saber se a pessoa teve algum contato com o vírus no passado. De qualquer forma pode ser incerto, dando resultados falso-positivos ou falso-negativos.

Como funciona: o teste sorológico pode ser feitos de diferentes formas tecnológicas. Temos o sorológico por imunoensaio enzimático (ELISA) revela a presença de IgA e  IgG, o quimioluminescência (CLIA) , eletroquimioluminescência (ECLIA) que identifica os anticorpos totais, sem fazer distinção entre eles.

Este teste é realizado através de uma punção de sangue na veia do paciente, após a coleta do sangue o mesmo é armazenado em tubos para posterior análise do laboratório.

Os resultados deste exame não são tão eficazes quanto o RT-PCR, principalmente se for realizado logo no início dos sintomas, pode acusar um resultado falso negativo, pois produção de anticorpos pode ainda não ser suficiente. 

Desta forma, estes testes mais úteis se tratando em detectar exposição prévia ao vírus após o início dos sintomas e também em pessoas assintomáticas.

Onde fazer?: Estão disponíveis na rede pública de saúde e são solicitados quando o paciente informa que esta com os sintomas da covid-19, também esta disponível em laboratórios privados e por planos de saúde. Os resultados podem sair entre 2 ou 3 dias.

Testes rápidos: Conhecidos como testes de imunocromatografia de fluxo lateral esses testes conseguem através de seu resultado detectar o vírus, estes resultados correspondem a uma alteração de cor quando o sangue que foi colhido entra em contato com o reagente, ou seja, reagente é uma substância que, quando entra em contato com os anticorpos muda de cor, detectando assim a presença do vírus na amostra.

O teste rápido só deve ser utilizado 8 dias após o início dos sintomas.

Como funciona: é feito através de uma pequena incisão na ponta do dedo que após o procedimento é colocada num kit com indicação do resultado.

A confiabilidade deste resultado é relativa pois varia muito, pois este tipo de teste tem menor sensibilidade, ou seja, a pessoa pode ter sido exposta ao vírus mas pode acusar negativo, não é indicado como teste de diagnóstico de exposição prévia ao vírus por exemplo.

Onde fazer?: Estes testes podem ser feitos em algumas redes de laboratórios, não tem cobertura dos planos de saúde e também estão disponíveis em algumas farmácias.

Qual é o tempo de incubação do Coronavírus?

Este tempo de incubação indica o tempo entre a infecção do ser humano pelo vírus e o início dos sintomas da doença, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) este tempo varia de 1 a 14 dias, geralmente ficando em torno de 5 dias.

Portanto, fique atento aos sintomas e faça o teste assim que necessário.